QUEM REALIZA

Brasileiros descobrem Portugal

No dia 22 de abril de 1500, chegavam ao Brasil 13 caravelas lideradas pelo navegador e explorador português Pedro Álvares Cabral. O evento, hoje celebrado por ambos os países, foi batizado como a “A descoberta do Brasil”. O que não se esperava é que, mais de cinco séculos após os primeiros navios lusitanos chegarem à cos-
ta do Brasil, seria a vez dos brasileiros “descobrirem” Portugal.

Em 2017, cerca de 870 mil turistas fizeram o caminho oposto ao de Pedro Álvares Cabral e saíram do Brasil rumo ao país europeu, segundo dados do Instituto Nacional de Estatísticas (INE). Diferente do explorador, que não sabia o que encontraria pelo caminho até a Índia, os brasileiros deixam a terra natal com grandes expectativas do que vão encontrar. Somente no último ano, cresceu em 39% o número de turistas brasileiros que visitaram Portugal. Agora, é a vez dos brasileiros explorarem o território português.

São muitas as características que transformaram a viagem para Portugal como um dos pontos turísticos mais desejados pelos brasileiros no exterior. A gerente administrativa Patrícia Ramos se aventurou pelo país pela primeira vez há três anos. A experiência fez com que ela optasse por voltar em 2017. “Na primeira vez conheci Porto, Lisboa, Fátima e outras cidades. Nessa segunda vez fiquei no Algarve”, afirma Patrícia.

A onda de turismo para Portugal também incentivou a dentista Rita Galhardo a cruzar o Atlântico. Ela aproveitou as férias do trabalho, em março desse ano, para conhecer o país até então desconhecido. “Fiquei lá 10 dias e depois fui pra Espanha. Escolhi Portugal por causa da língua e da cultura, além de ser uma viagem que não é cara”, conta Rita. “Não é exagero dizer que o Brasil está redescobrindo Portugal por todos os cantos”, afirmou o diretor do Turismo de Portugal no Brasil, Bernardo Cardoso.

Jardins do Palácio de Cristal, em Porto, Portugal

 

Para Bianca Bredariol, Portugal já é sua segunda casa

EM CASA

Os brasileiros que já conheceram o país lusitano citam um ponto em comum ao recordar da viagem: a sensação de estar “em casa”. Um dos fatores para isso é a familiarização com o idioma do país. “Em Portugal você entende o que eles falam e eles se preocupam em fazer com que você também os entenda”, conta Patrícia. A estudante de farmácia Bianca Bredariol, que faz intercâmbio no país, diz que Portugal é um lugar aconchegante. “O povo de Portugal é muito atencioso. São um pouco tímidos, mas são pessoas acolhedoras e adoram brasileiros”, afirma.

Os pontos turísticos preferidos dos brasileiros vão além da capital. Segundo dados do INE, o fluxo de turistas brasileiros cresceu em 141% nos Açores, 58% no Algarve e 43% no Centro do país. “Eu indico fazer o passeio de barco pelo Algarve. Eu fiz pela Marinha de Lagos, um ponto turístico de onde saem os barcos que fazem o trajeto por toda a costa. São duas horas de passeio de barco, é maravilhoso”, conta Patrícia.

Estudando no país desde o começo do ano, Bianca já faz de Portugal sua segunda casa. “Meu lugar favorito aqui são os Jardins do Palácio de Cristal. Fica localizado em frente à faculdade de farmácia e quase todo dia vou lá apreciar o pôr do sol, é lindo”, completa.

 

 

Na cidade do Porto, a dentista Rita Galhardo fez questão de visitar a Catedral

MUNDO DESCOBRE PORTUGAL

Gerente-administrativa Patrícia Pereira em visita ao Algarve

O turismo em Portugal bateu recorde no ano de 2017, mas não só pela presença de brasileiros. Durante todo o ano passado, o país recebeu cerca de 20,6 milhões de visitantes do mundo todo, um crescimento de 8,9% em relação a 2016, segundo o INE. O ano histórico para o turismo do país impactou em um crescimento de 19,4% nas receitas da nação europeia, que atualmente ocupa a 41a posição no ranking de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) mundial. O setor de turismo e viagens representa cerca de 10% do PIB (Produto Interno Bruto) do país.

 

Proporcionar satisfação aos turistas tem sido um dos grandes objetivos do país lusitano. Desde 2013, o número de brasileiros que visitam Portugal tem crescido em média 17% ao ano, segundo dados do Consulado Geral de Portugal. Uma pesquisa de satisfação realizada pelo Grupo GFK aponta que o turista brasileiro é, pelo segundo ano consecutivo, aquele com o maior grau de satisfação em relação à oferta turística portuguesa. Do total de entrevistados, 83% declararam estar plenamente satisfeitos.

Quem acabou de voltar de viagem já pensa em retornar. “Gostaria de voltar para a cidade de Fátima”, afirma Rita. “Planejo voltar. Com toda certeza, eu visitaria novamente e até moraria em Portugal”, completa Patrícia, que já planeja uma terceira viagem ao país. “Nesse mês de junho vou viajar para Guimarães, Fátima e Braga”, diz Bianca.

 

Desde 2013, o número de brasileiros que visitou o país tem crescido em média 17% ao ano, segundo dados do Consulado Geral de Portugal. Uma pesquisa de satisfação realizada pelo Grupo GFK aponta que o turista brasileiro é, pelo segundo ano consecutivo, aquele com o maior grau de satisfação em relação à oferta turística portuguesa. Do total de entrevistados, 83% declararam estar plenamente satisfeitos.

Esta matéria foi publicada na 66º da Revista Realiza Premium.

TOP